UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

   TIPO DE COMPONENTE (Marque um X na opção)

X Disciplina
  Atividade complementar
  Monografia
  Prática de Ensino
  Módulo
  Trabalho de Graduação

   STATUS DO COMPONENTE (Marque um X na opção)

X OBRIGATÓRIO   ELETIVO   OPTATIVO

DADOS DO COMPONENTE

Código Nome Carga Horária Semanal Nº. de Créditos C. H.  Global Período
Teórica Prática
EG 440 GEOMETRIA GRÁFICA BIDIMENSIONAL 30 60 4 90

Pré-requisitos Co-Requisitos Requisitos C.H. 0

EMENTA

Normas gerais do desenho técnico - Fundamentos da Geometria Euclidiana - Estudo das figuras geométricas: linhas retas, polígonos, cônicas, espirais, curvas cíclicas - Propriedades métricas e posicionais dos polígonos convexos em geral e particularmente dos triângulos e quadriláteros. Propriedades decorrentes da regularidade dos polígonos. Verificação gráfica de propriedades. Problemas gráficos de construção de polígonos, com soluções discutidas. As curvas planas. Concepção geométrica e construção de lugares geométricos planos. Estudo de tangência e sua aplicação na construção de linhas concordantes.

OBJETIVO (S)  DO COMPONENTE

  1. Conhecer os elementos geométricos;
  2. Distinguir as principais formas geométricas;
  3. Desenvolver no aluno as seguintes habilidades: concentração, interesse pela geometria gráfica, entendimento das figuras geométricas (linhas retas, polígonos, cônicas, espirais, curvas cíclicas), capacitar o aluno na utilização dos instrumentos de desenho;
  4. Demonstrar os processos de construção das formas planas com uso dos instrumentos;
  5. Aumentar a capacidade de abstração e visualização espacial.

METODOLOGIA

Aulas expositivas com a utilização de quadro, marcador de quadro branco, slides e modelos didáticos (concretos e simulados por computadores).

AVALIAÇÃO

Será realizado com base nos seguintes critérios:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Fundamentos da geometria euclidiana: geometria pré-euclidiana; princípios dos elementos de Euclides; etapas do raciocínio Euclidiano;
  2. Estudo das figuras geométricas: linhas retas: propriedade de posição (perpendiculares, oblíquas, paralelas), distância, linhas proporcionais; triângulos, quadriláteros, polígonos em geral; casos de congruência e semelhança, retas particulares, relações numéricas, razão áurea;
  3. Dados métricos e posicionais, explícitos ou implícitos, simples ou compostos, necessários para a determinação gráfica de polígonos de n lados; dados independentes e dados inter-relacionados; limites de variação de cada dado em função dos demais; compatibilização (nº de soluções); circunferência e demais curvas cônicas: arco e corda, medida dos ângulos, ângulo inscrito, medida de uma circunferência, cálculo de pi, eixo radical, traçado da elipse, parábola e hipérbole, Propriedades comuns e particulares do círculo, da elipse, da parábola e da hipérbole que permitem sem traçado quando conhecidos seus elementos métricos e posicionais. Traçado de tangentes e normais às cônicas e aplicação de arcos concordantes dessas curvas, entre si e com segmentos de reta, na composição de curvas gráficas usadas na tecnologia e nas artes visuais; potência de um ponto em relação com uma circunferência; espirais, volutas, conchóides e cissóides, curvas cíclicas: ciclóide, epiciclóide e hipociclóide; casos degenerados;
  4. Resolução de problemas de construção de figuras geométricas: lugares geométricos (definição e conceito), propriedades lineares e angulares, lugares geométricos na construção de figuras, as figuras geométricas como lugares geométricos na resolução de problemas; por igualdade e semelhança: construção de figuras por simetria, rotação, translação; transformação e homotetia. As transformações geométricas na resolução de problemas.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. CARVALHO, Benjamin de A. Desenho Geométrico. 3. ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1959.

2. F.G.M. Exercices de géométrie. 6° edition. Paris: Gabay, 1991.

3. MACHADO, Ardevan.  Geometria Descritiva: noções fundamentais para uso dos alunos do curso científico e dos candidatos às Escolas Superiores, teoria e exercícios. São Paulo: Ed. Nacional, 1967.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. CARRAL M. Geometria. Paris: Editions Ellipse, 1995.

2. CHAPUT, Frère Ignace. Elementos de geometria descritiva com numerosos exercícios. Rio de Janeiro: F. Briguiet & Cia., 1957.

3. LEBESGUES, H. Leçons sur les constructions géométriques. Paris: Gabay, 1987.

   4. ROUCHE, E.; COMBEROUSSE, C. Traité de géométrie. 7° edition. Paris: Gauthier - Villars, 1946.

5. SANCHEZ, Marmol L.; PEREZ, Beato M. Geometría métrica, proyectiva y sistemas de representación. Vol. I e II, 2ª ed. Madri: SAETA, 1947.

 


DEPARTAMENTO A QUE PERTENCE O COMPONENTE HOMOLOGADO PELO COLEGIADO DE CURSO
Departamento de Expressão Gráfica Licenciatura em Expressão Gráfica



ASSINATURA DO CHEFE DO DEPARTAMENTO ASSINATURA DO COORDENADOR DO CURSO