UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

   TIPO DE COMPONENTE (Marque um X na opção)

X Disciplina
  Atividade complementar
  Monografia
  Prática de Ensino
  Módulo
  Trabalho de Graduação

   STATUS DO COMPONENTE (Marque um X na opção)

X OBRIGATÓRIO   ELETIVO   OPTATIVO

DADOS DO COMPONENTE

Código Nome Carga Horária Semanal Nº. de Créditos C. H.  Global Período
Teórica Prática
EG 446 COMPUTAÇÃO GRÁFICA 30 30 3 60

Pré-requisitos
  • GEOMETRIA ANALÍTICA
  • INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
Co-Requisitos Requisitos C.H. 0

EMENTA

Visão Geral - Conceitos Básicos e Terminologia - Primitivas Gráficas em Duas Dimensões- Síntese de Cores - Formato de Arquivos de Imagens - Transformações Geométricas em 2D - Primitivas Gráficas em 3 Dimensões - Representação e Modelagem de Primitivas em 3D - Transformações Geométricas em 3D - Luzes e Sombras. Apresentação de software para desenho e modelagem - Aplicações na realização de desenho com softwares de tratamento de imagens, de geometria e CAD

OBJETIVO (S)  DO COMPONENTE

Proporcionar o aprendizado de técnicas e conceitos básicos de computação gráfica 2D e 3D.

METODOLOGIA

Os conceitos serão abordados a partir de aulas formais e aplicação no uso de software e padrãos de representação de imagens 2D e 3D no computador.

AVALIAÇÃO

A avaliação de um projeto em dupla envolvendo principios de representação e tratamento de imagens 2D e 3D no computador.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. BANON, Gerald. Bases da Computação Gráfica. Ed. Campus, Rio de Janeiro: 1989.

2. FOLEY, J. et al. Computer graphics: principles and practice. 2 ed. MA: Addison-Wesley, 1997.

3. FOLEY, James; VAN DAN, Andries. Fundamentals of interactive computer graphic. 2a ed. MA: Addison-Wesley, 1999.

4. HETEM, A. Computação Gráfica. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 2006.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. MILLER, Michael. Internet, rápido e fácil para iniciantes. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

2. NEWMAN, W.; SPROUL, R. Principles of Interactive Computer Graphics. 2. ed. New York, NY: McGraw-Hill, 1989.

3. PERSIANO, Ronaldo C. Marinho. Introdução à computação gráfica. Belo Horizonte: UFMG, 1986.

4. TORI, Romero et al. Fundamentos de Computação Gráfica. São Paulo: Ed. Livros Técnicos e Científicos, 1987.

5. VENETIANER, Tomas. Desmistificando a Computação Gráfica. McGraw-Hill, São Paulo: 1988.

6. WALSH, L.The Trends Guide to the Internet. São Paulo: McGraw-Hill, 1996.

7. WATT, Alan H. The computer image. MA: Addison-Wesley, 1997.


DEPARTAMENTO A QUE PERTENCE O COMPONENTE HOMOLOGADO PELO COLEGIADO DE CURSO
Departamento de Expressão Gráfica Licenciatura em Expressão Gráfica



ASSINATURA DO CHEFE DO DEPARTAMENTO ASSINATURA DO COORDENADOR DO CURSO